novembro 26, 2013

"Ilustração Portugueza", de 1908

A "Ilustração Portugueza" constitui uma das primeiras publicações portuguesas, sob o formato de revista. Editada pelo jornal "O Século", foi durante as primeiras décadas do século passado, uma importante referência na área da informação e na difusão da cultura.
  
 
"Ilustração Portugueza"
7 Euros por edição

O exemplar apresentado, datado de 18 de Maio de 1908, noticia a aclamação de Dom Manuel II como Rei de Portugal : "... A cerimonia do juramento do novo rei, que se realisou no dia 6 do corrente perante as côrtes, e o acto successivo da sua proclamação revestiram, sem sombra de contestação, uma excepcional imponencia e um relevo brilhantissimo, e a memoria das coisas vistas e o echo das acclamações ouvidas n'esse dia de gala, que interrompeu o luto official, não se apagarão decerto tão cedo. Desde o aspecto da sala da sessão real, severa mas ricamente decorada e completamente cheia até ás ultimas galerias com uma assistencia a que a mescla das côres vivas das toilettes das senhoras e das fardas emprestava um bello effeito pittoresco, até ao enthusiasmo espontaneo e communicativo da multidão, que nas ruas acclamou o novo rei com tanto calor e tão vehemente sinceridade, todos os espectaculos festivos d'esse dia devem ser inolvidaveis...".




A "Ilustração Portugueza" foi também pioneira na área da publicidade. Nas suas páginas encontram-se anúncios das mais variadas marcas: "Ernst George Successores - Agência de Viagens, Fornecedores da Casa Real"; "Companhia do Papel do Prado - Sociedade anonyma, proprietária das fábricas do Prado, Marianaia e Sobreirinho (Thomar), Penedo e Casal d'Hermio (Louzã), Valle Maior (Albergaria-a-Velha)".
O anúncio abaixo é referente à companhia "A Equitativa" dos Estados Unidos do Brazil - Sociedade de seguros de vida, com sede na Avenida Central no Rio de Janeiro e delegação em Portugal no Largo de Camões.
 
 
 
  
Esta publicação de grande tiragem nas primeiras décadas do século passado, incluíu inúmeros trabalhos de Joshua Benoliel, considerado unanimemente o primeiro foto-jornalista português. Acompanhou os factos mais marcantes da história das primeiras décadas. A foto abaixo (de sua autoria) retrata o "Embarque do Corpo Expedicionário Português", no decurso da I Grande Guerra.
 
 
 


Brevemente, outras publicações de referência em "Vintage e Memórias".